Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de julho de 2020

1.3 Antoine Laurent Lavoisier


Antoine Laurent Lavoisier (1743-1794) deu uma grande contribuição para estabelecer a Química como uma ciência quantitativa ao mostrar a importância de se efetua  rem medidas exatas nas investigações experimentais. Em um de seus experimentos ele aqueceu óxido de mercúrio e observou que este se decompunha produzindo mercúrio metálico e um gás ao qual deu o nome de oxigênio. Não foi observada variação na massa depois de terminada a reação em recipiente fechado.

 


Lavoisier realizou muitos outros experimentos quantitativos. Ele observou que, na queima de carbono, este se combina com oxigênio para formar dióxido de carbono (gás carbônico). Lavoisier foi o primeiro cientista a compreender o papel do oxigênio na combustão e, mesmo não tendo sido o descobridor desse elemento, foi ele quem lhe atribuiu o nome de oxigênio.Publicou em 1789 o famoso Traité Élémentaire (Tratado Elementar de Química), o primeiro livro de texto moderno da Química. Esclareceu a designação das substâncias químicas, a química da combustão e a conservação da matéria na transformação química. Hoje em dia, consideramos fundamentais as ideias desenvolvidas por ele, e não devemos nos esquecer de que essas ideias são essenciais

para a ciência moderna e que, num certo período da História, elas representaram um avanço significativo dos esforços humanos.Baseado na definição de Boyle sobre elemento químico, Lavoisier incluiu uma tabela com 33 elementos em seu livro Tratado Elementar de Química. Alguns dos elementos que apareciam em sua tabela não eram realmente elementos, porém Lavoisier foi o primeiro a utilizar nomes modernos e de certa forma sistemáticos para os elementos químicos.

 

Antimônio Ferro Fósforo

Arsênio Chumbo Platina

Bismuto Manganês Prata

Carbono Mercúrio Enxofre

Cobalto Molibdênio Estanho

Cobre Níquel Tungstênio

Ouro Nitrogênio Zinco

Hidrogênio Oxigênio

Além disso, Lavoisier relacionou substâncias identificadas como terras e  radicais. Eram substân  cias simples, de acordo com os conhecimentos da época, e diferentes dos

elementos relacionados acima; hoje sabemos que são compostos. Exemplos: CaO, MgO, SiO2, A,2O3 (terras) e HC,, HF, B2O3 (radicais).

 

Você entendeu a leitura? Responda em seu caderno

  1. Explique por que o caráter quantitativo da pesquisa de Lavoisier foi importante em seus estudos sobre o oxigênio.

  2. Dentre as substâncias catalogadas por Lavoisier, como podemos, na nomenclatura de hoje, classificá-las quanto à capacidade de sofrer decomposição?

  3. Os elementos listados por Lavoisier podem apresentar outras características em comum além da capacidade de sofrer decomposição. Agrupe os elementos que tenham características parecidas. Justifique suas escolhas.

  4. Responda após a leitura das afirmações abaixo se você está de acordo ou não com cada uma delas e justifique cada resposta com suas palavras tendo como base as leis de Lavoisier e Proust estudadas.

  a) A massa de uma bateria de celular é a mesma antes e depois de ser utilizada.

  b) Uma amostra de 27 g de água pura trazida da França, após ser analisada, apresentou na sua constituição 3 g de hidrogênio e 24 g de oxigênio. Uma amostra de 18 g de

água pura trazida do Canadá após ser analisada, apresentou na sua constituição 2 g de hidrogênio e 16 g de oxigênio.   É perfeitamente possível supor, baseado nestes dados, que uma amostra de 54 g de água pura trazida da China seja constituída de 4 g de hidrogênio e 50 g de oxigênio.

  c) Quando óxido de mercúrio sofre decomposição, a massa de mercúrio e oxigênio formados é igual à massa de óxido de mercúrio decomposta.

 

Fonte: Peruzzo, Francisco Miragaia  Química na abordagem do cotidiano / FranciscoMiragaia Peruzzo, Eduardo Leite do Canto. — 4. ed. — São Paulo : Moderna, 2006.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse aqui seu comentário.