Pesquisar este blog

sábado, 4 de julho de 2020

1.7 Ligas metálicas

Ligas metálicas são uniões de dois ou mais metais, podendo ainda incluir semimetais ou não metais, mas sempre com predominância dos elementos metálicos. Podemos dizer que as ligas metálicas têm maiores aplicações práticas que os próprios metais puros. Exemplos:

As ligas metálicas são preparadas, em geral, aquecendo-se conjuntamente os metais, até sua fusão completa, e depois deixando-os esfriar e solidificar completamente.
As propriedades físicas e químicas das ligas metálicas podem ser muito diferentes das propriedades dos elementos que lhes deram origem. Isso vai dependerde muitos fatores, dentre os quais destacamos: os próprios elementos que formam a liga; a proporção em que eles estão misturados; a estrutura cristalina da liga; o tamanho e a arrumação dos cristais microscópicos assim formados; e até mesmo dos tratamentos que a liga venha a sofrer, por exemplo, martelamento, laminação, trefilação e vários tipos de tratamento térmico (que consistem no aquecimento da liga, seguido de um resfriamento mais rápido ou mais lento). Na verdade, esses tratamentos térmicos alteram as propriedades das ligas metálicas porque alteram o tamanho e a arrumação dos cristais microscópicos que as formam. Mas é exatamente a possibilidade de ter as suas propriedades tão alteradas que faz com que as ligas metálicas tenham ampla aplicação prática. Exemplos: 

• dissemos que os metais têm, em geral, condutividade elétrica elevada; uma liga de níquel e crômio, porém, tem condutividade elétrica baixa e, por esse motivo, é usada nas resistências dos ferros elétricos, chuveiros elétricos etc.;
• os metais têm, em geral, pontos de fusão elevados. No entanto, uma liga com 70% de estanho e 30% de chumbo funde a 192 °C, sendo então usada como solda em aparelhos eletrônicos;
• o aço comum (liga de ferro com 0,1 a 0,8% de carbono) tem maior resistência à tração do que o ferro puro;
• o aço inoxidável (por exemplo, com ferro, 0,1% de carbono, 18% de crômio e 8% de níquel) não enferruja, como acontece com o ferro e o aço comum.

Questões sobre a leitura Registre as respostas em seu caderno
39. O que é uma liga metálica?
40. Como são preparadas as ligas metálicas?
41. Cite três fatores responsáveis pelas propriedades das ligas metálicas.
42. Voltando ao infográfico que abre este capítulo, explique a afirmação de que o fio da teia de uma aranha é “mais forte que o aço”.

Fonte: Feltre, Ricardo, 1928–Química / Ricardo Feltre. — 7. ed. —São Paulo : Moderna, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse aqui seu comentário.